segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fundação do Colégio de Medelim


Decorriam os anos de 1958/59, paroquiava em Aldeia do Bispo o então Sr. Padre José Martins Gonçalves Pedro: homem íntegro nas suas convicções, com pensamento muito para além do seu tempo, mente aberta, espírito de missão e de caridade fora do vulgar e grande dinamizador da juventude. É este Homem com H grande, oriundo do concelho do Sabugal que funda em Aldeia do Bispo de Penamacor o Centro Paroquial de Assistência Social.
Nesta altura, o panorama escolar do concelho de Penamacor a nível de ensino liceal e técnico oficiais, não existia. Quem quisesse prosseguir os estudos depois da 4ª classe a nível oficial, só o poderia fazer em Castelo Branco ou Covilhã.
A nível particular havia o ISA em C. Branco, o ESA e o Seminário no Fundão.
Ora, esta situação impossibilitava a maioria dos jovens de prosseguir os seus estudos dado que se tornava bastante dispendiosa a sua manutenção nestas cidades.
Com a criação do Externato de N.ª Senhora do Incenso em Penamacor em meados dos anos 50 pelo Sr. Padre José António Baptista, veio de algum modo colmatar o panorama do ensino liceal neste concelho, mas a falta de uma rede de transportes impossibilitava que grande parte dos jovens frequentasse aquela instituição.
É, no final dos anos 50, mais propriamente em58/59 que o então Sr. Padre José Martins Gonçalves Pedro, funda em Aldeia do Bispo o colégio de S. Bartolomeu, integrado no Centro de Assistência Social desta freguesia, com mais ou menos uma dúzia de alunos e dois professores: o Sr. Padre José Martins Gonçalves Pedro com as disciplinas de letras e o Sr. Joaquim Landeiro com as disciplinas de ciências.
De início, começou com o 1º ciclo liceal (hoje 5º e 6º ano) e como não havia edifício próprio, as aulas decorriam na casa de cada um dos professores.
No ano seguinte, com o aumento do número de alunos vindos de terras circundantes, houve necessidade de alugar mais duas casas, uma na rua 5 de Outubro, de Conceição Antunes e outra na rua do Outeiro, de João Robalo Elvas. O aumento de alunos trouxe, como é óbvio a necessidade de aumentar o número de professores, daí que passaram a exercer como docentes o Sr. Padre Fatela do Pedrógão, o Sr. Dr. Augusto Martins Gonçalves Pedro e o Sr. José Antunes Ribeiro.
Em 1961/62, o colégio de Aldeia do Bispo, é transferido para Medelim no concelho de Idanha - a – Nova por não ser permitido a existência de 2 colégios no mesmo concelho (desconheço as razões) e pelo facto de entre os seus dirigentes começar a haver alguma tensão no seu relacionamento nomeadamente na angariação de alunos.
Em Medelim o colégio foi muito acarinhado não só pela população com também pela família Pires Marques que cedeu uma casa para aí poder funcionar.
Com a chegada do colégio a Medelim, conferiu a esta localidade uma importância e um desenvolvimento até aí nunca atingidos.
Mais tarde, passou a designar-se Colégio Sr. do Calvário em honra ao Santo venerado nesta freguesia.

Fernando Elvas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Récitas de Finalistas. Com votos de Feliz Natal

Récita de Finalistas

Assim se canta por estes dias (noites) em muitas aldeias da nossa região, mas não é este o tema que este magnífico septeto estava a interpretar quando a foto foi tirada, nos idos de 1973!...
Trata-se de um dos momentos musicais da Récita de Finalistas de 1972/73 e dos temas interpretados apenas me recordo de termos cantado a Maria Faia do José Afonso, o que para a época já era um pouco arrojado!...
Embora nessa época os anos finais (6º e 7º)  funcionassem apenas em Penamacor, no ENSI (Externato Nossa Senhora do Incenso), os "artistas" aqui presentes, à excepção da Eva (1ª da Dtª), são todos oriundos do Colégio de Medelim, à data já Externato do Senhor do Calvário.
Identifiquemos então todos os elementos do grupo, da esquerda para a direita: Leontina (Benquerença),    Luísa (Penamacor)João Lisboa (São Miguel D'Acha), Lurdes Cruz (Monsanto), João Adolfo (Proença-a-Velha), Natália (Vale da Senhora da PóvoaEva (Penamacor).
Aqui está um dos muitos grupos dos inícios dos anos 70 do século passado, a quem a critica augurava um futuro promissor, mas que se viria a desintegrar, passando assim ao lado de uma grande carreira... há quem diga que mesmo muito ao lado... enfim, opiniões!...
Ora e como estas fotos ainda não têm som, posso imaginar que esta rapaziada está mesmo a interpretar uma Canção Tradicional de Natal e, assim, aproveito para desejar a todos os visitantes do blog um Natal muito Feliz, cheio de amor e fraternidade!... (e podem cantar!...baixinho!...).

sábado, 5 de dezembro de 2009

Colaboração do colega Manuel Dionísio Borges (II)

Tal como havíamos anunciado o colega Manuel Dionísio Borges enviou-‑nos algumas fotografias antigas, que prometemos colocar aqui no nosso blogue.

E como as promessas são para cumprir, aqui ficam para poderem ser apreciadas e comentadas por todos.

Nada melhor do que reproduzir aqui as palavras do Manuel quando procedeu ao envio das fotos:

 “… para os que têm boa vista além de boas recordações aqui ficam algumas fotos antigas nas quais alguns já não serão capazes de se reconhecer. Um abraço. Manuel Dionísio Borges - Ald. Bispo”.

Da minha parte, apenas me arrisco a dizer que reconheço o local da foto 2, o famoso Campo de Jogos do Colégio. E a foto 3? Será no Pátio da Dona Mimi?
Quem se reconhecer, ou reconhecer alguns colegas, pode deixar a sua contribuição ajudando-nos assim a avivar a memória…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...