sábado, 20 de fevereiro de 2010

IV Encontro! ... Então e do II ninguém fala?

Pois é! Já começamos a falar do IV Encontro dos Alunos do Colégio de Medelim, já aqui falamos do III Encontro que, aliás, esteve na origem deste blog, já falamos, também, do I Encontro, que foi o responsável por todo o reavivar das memórias e pelo reencontro de tantos antigos colegas, mas ainda não se falou do II Encontro!... Não houve II?...  Ora tendo havido um primeiro e um terceiro, manda a lógica que tenha havido,  entre eles, um segundo.
II Encontro (lembrança)Enquanto que no I a responsabilidade da organização esteve repartida entre o Honorato (Benquerença) e o Fernando Elvas (Aldeia do Bispo) e no III foram o Berenguilho (Monsanto) e o J. Luís Gaspar (Penha Garcia) a assumir tais funções, no II coube ao João José (S. Miguel d’Acha) e ao Domingos Pousinho (Aldeia de Santa Margarida) essa tarefa.
Para os que no dia 10 de Maio de 2008 estiveram em Medelim aqui fica, então, este post para relembrarem!... Para os que não puderam estar, fica uma imagem da lembrança distribuída a todos os participantes (um adufe em miniatura) e o programa das festividades. 
II Encontro (programa)É bem verdade que o S. Pedro não esteve muito do nosso lado nesse dia; segundo outros foi Éolo, a divindade máxima dos ventos, que enviou um espião à nossa festa, calhando a tarefa a Bóreas, o vento norte, frio e agreste; Não vou entrar em tais discussões, sei apenas que, apesar dessas presenças inesperadas, foi um dia em pleno, com muito convívio e confraternização.
Tudo isto para vos dizer que já andamos a pensar no IV Encontro, sobre o qual nos surgiram duas correntes principais com sugestões para a data ideal: a 1ª considerando que se deve realizar na mesma época do anterior, ou seja, Outubro; a 2ª preferindo a época dos primeiros encontros, ou seja, Maio, o que nos levaria a realizar o encontro apenas em 2011, dado que o anterior foi ainda há menos de seis meses.
Para ouvirmos mais opiniões colocamos uma sondagem on-line, ao cima do lado esquerdo, em que se põe à votação cada uma das hipóteses. Agora digam de vossa justiça!...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Magusto no Campo Frio (Aranhas ) 1961

O Colégio de Medelim tinha iniciado a sua actividade há pouco tempo.
Diariamente o Zé Maria, condutor de excelência da velha carrinha VW de 9 lugares... que muitas vezes chegava a transportar mais do dobro da lotação, percorria as aldeias vizinhas e, desde cedo, ia transportando para Medelim alunos, provenientes desde a Benquerença (Penamacor ), até outros de S. Miguel De Acha ou Monsanto e Salvador.
Por toda a parte era visível na freguesia de Medelim um movimento e animação, até então desusados. A população acarinhava, e de que maneira... , os estudantes.
Como já referi noutro local, eu não pertencia ao grupo de alunos, nesse ano, mas isso não invalida que vibrasse com toda aquela vivência e tivesse, como tive, participação activa em tudo o que envolvesse a rapaziada.... Lembras-te, Salvado, Toscano, Quim Miguel, Dionísio Borges, Robalo, Mesquita, Carvalhão...etc, etc Que me desculpem os mais novos não referir aqui os seus nomes, alguns que felizmente conheço bem.
magusto - 1961
Para revivermos momentos desse início de uma nova vida, aqui vão duas fotos de um dia de Magusto no Campo Frio (Aranhas )em 1961. Quem se lembra do descapotável do Padre Albino?! E tu, Professor Serrano, que andavas por alí a fazer ?!... Foi um dia inesquecivel.
Houve castanhas, jeropiga, vinho (muito...) e muita animação...
Para aqueles que comigo privaram de muito perto, Rui Candeias e Fernando Moreira, já falecidos, vai a minha eterna saudade.
Muitos outros, também presentes, espero que sejam facilmente identificados: Manuel Salvado, Lourdes Salvado, Antero, Jorge, Quim Miguel e duas jovens? António Serrano, Leonilde, Salete, Rolo, Rui Candeias (Falecido)...etc, etc.
Um abraço para todos. Jorge

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Récita de Finalistas de 1972/73 (II)

Divulgo aqui mais uma foto da Récita de Finalistas de 1972/73, desta feita relativa a uma cena da  peça  de teatro que então foi representada, “O Senhor de Pourceaugnac” de Moliére.
Reparem na qualidade e minúcia dos cenários!… E já agora, e porque não, no rigor do guarda-roupa!...  Mas, independentemente de cenários e de guarda-roupas, o que é certo é que fazíamos espectáculos e divertíamo-nos…

Quanto aos "artistas" temos em cena: Joaquim Gil (S. Miguel d'Acha), Luís Seguro (Penamacor), João Adolfo (Proença-a-Velha) e Adelaide Chorão (Meimoa).

Já agora aproveito para desafiar, uma vez mais, todos os que tenham recordações do Colégio, quer sejam fotográficas ou  não, que no-las enviam para poderem ser aqui partilhadas e, através delas, podermos recordar um pouco  daqueles velhos tempos.
Récita de Finalistas 1972/73
Cena da peça "O Senhor de Pourceaugnac".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...