sexta-feira, 24 de maio de 2013

CURIOSIDADES DO PADRE JOSÉ PEDRO ...


Recebi ontem, via email, uma fotografia e um texto sobre o Padre José Pedro, para publicação no Blogue.
O autor é o Elias Vaz que aqui nos deixa algumas "curiosidades do Padre José Pedro", como ele próprio diz, que espelham bem a sua personalidade e também a importância que o Colégio teve na vida de todos os que por ele passaram.
O meu abraço ao Elias
João Adolfo

 "Por volta do ano de 1966, num belo dia, à hora de almoço, o saudoso Padre José Pedro chamou um pequeno grupo de alunos para tirar umas fotografias à entrada de Medelim. Chegados ao local, munido da sua pequena máquina fotográfica deu uma curiosa e interessante instrução. Quando eu disser “já” pronunciem todos, ao mesmo tempo, a palavra inglesa “CHEESE” (Tchiz), que significa queijo. O objectivo era obter, com esta técnica, um breve sorriso para a fotografia. E, com efeito, experimentem dizer “Tchiz” e constatarão que, no reabrir dos lábios, se mostram ligeiramente os dentes!
Padre José Pedro e alguns alunosNo final, também ele quis ficar na fotografia, que a seguir se apresenta. O mais velho sou eu, mas o outro aluno e alunas já não me recordo. Parece-me, contudo, que a menina loira (2ª a contar da direita) era a Odete, filha do Sr. Américo.
Enfim, o Padre José Pedro era um Homem invulgar, a quem devo (ainda que a título póstumo) – e, creio, a maior parte dos Antigos Alunos do Colégio de Medelim – uma palavra de profunda gratidão, pois não fora o seu espírito de iniciativa e dinamismo muitos de nós não tínhamos tido oportunidade de estudar e de vir a ter uma vida melhor que a dos nossos pais.

  Mas o Padre José Pedro era também um Homem generoso. Registo que quando fui para o Colégio (Outubro de 1964)  as minhas viagens Monsanto (Adingeiro)-Medelim eram feitas a pé e levava os livros numa bolsa. Ao ter conhecimento desta situação, o Padre José Pedro deu instruções para, gratuitamente, poder utilizar a carrinha do Colégio (até Monsantel) – o que fiz durante alguns meses (depois passei a ir de bicicleta)  -  e ofereceu-me,  pessoalmente, uma pasta para transportar os livros.
Para memória futura e preito de homenagem, fica aqui o meu comovido e reconhecido agradecimento à sua Família."

Elias Vaz


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Meio século depois

As fotografias que ilustram este post foram tiradas fez ontem, 15 de Maio, precisamente cinquenta anos.
Pertencem à colecção do Albuquerque de Monsanto, da qual já aqui foram apresentadas outras...


Por onde andarão, meio século depois, estes garbosos rapazes?!!!
E como o Albuquerque, para quem segue um abraço, só identificou os colegas da 3ª foto, deixamos aqui o desafio à malta dessa época para "vasculharem" as gavetas da memória e identificarem os retratados na 1ª e 2ª fotografias...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...