sábado, 21 de novembro de 2009

Emblema do Externato de S. Bartolomeu

emblema do Colégio
O emblema que nos habituámos a ver nos escritos relacionados com as iniciativas dos Antigos Alunos do Colégio de Medelim e também no nosso blog, tem a ver com o Externato de S. Bartolomeu que foi o ‘pai’ do Externato do Senhor do Calvário. Alguém poderá historiar melhor do que eu o Colégio de Medelim, mas poderei dizer que começou como Externato de S. Bartolomeu a funcionar em Aldeia do Bispo no início dos anos 60, por iniciativa do Padre José Pedro que era o pároco dessa freguesia. S. Bartolomeu é o Padroeiro de Aldeia do Bispo. Por razões que não conheço bem, não foi possível continuar com o colégio em Aldeia do Bispo. Parece que não era permitido existirem 2 colégios no mesmo concelho e já existia o Externato de Nossa Senhora do Incenso em Penamacor.
A solução foi transferir o Externato para Medelim onde o Padre José Pedro conseguiu apoios de vulto para a instalação.

Creio que durante o ano lectivo de 63/64, a Direcção decidiu criar um emblema e um hino para o colégio. Não sei como foi criado o hino (que também existiu) mas relativamente ao emblema, foram convidados os alunos a participar mediante pressupostos que não conheço em detalhe mas que deveriam ter em atenção a figura de S. Bartolomeu e a vocação formativa inerente um colégio. Foi determinado que deveria constar a legenda ‘A verdade é mais que a vida’, uma espada e uma pena. É o que consigo recordar, uma vez que não tenho qualquer referência escrita sobre o assunto. A legenda está relacionada com S. Bartolomeu, e o restante retirado de um verso de Os Lusíadas alusivo a uma faceta dos Portugueses durante os Descobrimentos.

Não sei quantos trabalhos foram apresentados mas sei que saiu vencedora a criação de um aluno daquela altura e que pouco tempo esteve no colégio. Tinha um enorme talento para o desenho e pintura e colocou todo o sem empenho neste trabalho. Seu nome, Edgar Mendes, da Benquerença. Foi produzida uma quantidade de exemplares bordados e, pelo menos alguns, foram distribuídos pelos alunos da altura.

Algum tempo depois, o Externato de S. Bartolomeu deu lugar ao Externato do Senhor do Calvário que, em termos imagem, foi referenciado por uma fotografia da escadaria sul do santuário do Senhor do Calvário. Pelo menos, era o que constava na capa dos nossos cadernos diários oficiais. Mas nunca teve hino nem emblema. Emblema, temos este, de que eu ainda guardo o meu exemplar.

Se alguém tiver contributos ou correcções a fazer ao exposto, não hesitem em fazê-lo. É que, como refiro acima, faltam-me muitos pormenores. Alguém os tem?

Honorato

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Colaboração do colega Manuel Dionísio Borges

Apresentamos as fotos tiradas no III Encontro pelo nosso colega Manuel Dionísio Borges de Aldeia do Bispo
Para além destas fotos enviou-nos ainda outras bem antigas, as quais colocaremos aqui em breve... agradecendo desde já esta prestimosa colaboração:


sábado, 14 de novembro de 2009

Exames de 1969 em Castelo Branco

Há quarenta anos que muitos alunos do Colégio foram a Castelo Branco fazer os exames. Eu fui um deles.
A lista apresenta os nomes e as naturalidades de então.








quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como tudo começou ... o 1º Encontro

 Foi na Páscoa de 2006 que me passaram a informação de que se estava a organizar um Encontro de Antigos Alunos do Colégio de Medelim. Na primeira semana de Maio recebi a confirmação, através de uma circular enviada pelo Fernando Manteigas Robalo Elvas. Estava confirmado, no dia 20 desse mesmo mês tinha a possibilidade de rever antigos colegas de escola. Uma oportunidade a não perder, por isso nem hesitei um segundo, reservei de imediato esse dia na minha agenda…não me arrependi, valei mesmo a pena! ... Ao fim de tantos anos, voltar a ouvir histórias passadas naqueles anos maravilhosos da minha meninice e juventude, rever, com caras de adultos, aqueles que eu apenas recordava ainda com caras de jovens. Mas para quê dizer mais, no convite o poema do Artur Lobato e o texto já diziam o essencial… para o que faltava dizer só mesmo marcando presença.
I Encontro - Colégio de Medelim
A imagem reproduz o convite/circular que recebi.
Com a devida vénia ao Fernando e ao Honorato, e porque a imagem pode não ser bem visível, reproduzo aqui o poema e o texto referido.

Matar a Saudade
Nem sempre a saudade é triste,
por vezes ri a saudade!
A tristeza só existe
na saudade da saudade.

É triste passar na vida
vivendo só o presente
pois o viver só é vida
quando a saudade se sente.

Tantas estrelas ao longe,
no longe da mocidade!
São pedacinhos de luz
a cintilar na saudade.

Os versos do meu passado
na quadra da minha idade,
apenas tiveram rima
num poema de saudade.
(Artur Lobato, Contraste)


Texto:Pois é, é isso mesmo, matar saudades, aquilo que te venho propor caro amigo, ex colega, condiscípulo, como quiseres.
Sou um es aluno do colégio de Medelim, tal como tu, e há mais de quatro décadas que não nos encontramos.
Medelim foi para todos nós um marco significativo na nossa juventude, pois foi lá que alicerçamos a nossa vida actual.
Desapareceu o nosso antigo colégio, mas ficou uma marca que faz despertar de vez em quando sentimentos e recordações que nos marcaram para sempre.
Por isso, aquilo que te venho propor é a realização do 1º encontro dos ex alunos do colégio de Medelim para matar esse bichinho que a todos corrói e que se chama SAUDADE.”

Que melhor declaração de princípios para o nosso BLOGUE do que este poema e este texto, do nosso 1º Encontro?
Bem-haja quem se lembrou e organizou este 1º Encontro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...