sábado, 2 de fevereiro de 2013

O Ti Zé Miguel



Ti Zé Miguel (clique para ampliar)
Taberna do Ti Zé Miguel (clique para ampliar)


  O Entrudo era sinónimo de alegria na nossa região, e muita dessa alegria podemos garantir que se devia a alguma fartura que se vivia na maioria dos lares nesta época do ano. Essa fartura (e o termo fartura deve aqui ser lido com o respectivo enquadramento sócio-regional da época) viria não só dos rendimentos obtidos na (ou com a) azeitona, mas sobretudo porque era nesta época que se matava o porco (com vossa licença) e as cozinhas das nossas casas se enchiam com toda a variedade de artigos de fumeiro.
  Entre a rapaziada do colégio (que me perdoem as meninas, mas isto na época era só mesmo para rapazes) era então costume, nomeadamente entre aqueles mais espigadotes, de quando em vez trazerem uma chouricinha, como reforço da merenda, a qual seria religiosamente partilhada na tasca do Ti Zé Miguel.

  O Ti Zé Miguel era uma das figuras mais conhecidas de Medelim e dos estudantes do Colégio. Era um taberneiro à antiga, que acolheu com ambas as mãos a vinda do Colégio para a sua freguesia e que tratava a rapaziada como se fosse de família… Por isso a Taberna do Ti Zé Miguel era ponto de passagem obrigatório sempre que havia qualquer coisinha para petiscar… e de uma coisa podíamos ter a certeza, fosse Entrudo ou qualquer outra época do ano, sempre que havia um petisco a primeira rodada era por conta da casa…


Taberna do Ti Zé Miguel (clique para ampliar)
Taberna do Ti Zé Miguel (clique para ampliar)
Nota: As fotos foram retiradas daqui

_______________
 Localização dos edifícios do Colégio e da Taberna do Ti Zé Miguel

clique para ampliar

http://binged.it/XQnbrC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...