terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nova Época Futebolística


clique para ampliarAo iniciar-se mais uma época de futebol, aqui neste rectângulo à beira-mar plantado, queremos hoje relembrar as grandes equipas da modalidade que passaram pelo nosso Colégio recorrendo, para o efeito, a duas magníficas fotos da colecção do nosso colega Carlos Albuquerque, a quem desde já agradecemos:
Na primeira aparecem-nos os ‘amigos da onça’, sobre os quais já por aqui se “postou”, que nos surgem desta feita numa foto de 15 de Maio de 1963.
A fazermos fé na legenda do Carlos Albuquerque foi esta a equipa vencedora do torneio de Futebol de Salão desse ano do Colégio de Medelim.
Na foto, para além da pose descontraída dos campeões, merece especial atenção a imagem do guarda-redes  com o seu equipamento a rigor, onde não faltavam os calções almofadados e as joelheiras, para assegurar uma maior protecção, situação totalmente em contraste com o uso de óculos. Destemido, distraído… ou míope?
Na segunda fotografia passamos do futebol de 5 para o futebol de 11(!!!), num desafio que ocorreu cerca de 1 ano mais tarde, em Abril de 1964.
Como a imagem deixa pressupor o desafio realizou-se no célebre Estádio das Sobreiras em Medelim.
E como havia algumas das ditas sobreiras dentro do terreno de jogo as equipas podiam prescindir de 1 defesa e de 1 avançado, alinhando apenas com 9 jogadores em vez dos 11 regulamentares, uma vez que as sobreiras tinham também um importante papel no desenho “técnico-táctico” das equipas…
Ao fundo à esquerda podemos vislumbrar alguns elementos do grupo de cheerleaders do Colégio, acertando os últimos pormenores da coreografia…
clique para ampliarAqui deixamos a nossa homenagem aos vencedores… e, como perder ou ganhar tudo é desporto e para não nos acusarem de caseirismo, informamos desde já os nossos leitores que temos reservado um espaço para publicar a fotografia dos vencidos; agradecemos por isso a quem quer que tenha uma fotografia da equipa de S. Miguel, que  saiu derrotada neste encontro, o favor de no-la fazer chegar.
Aqui deixamos um abraço para todos os atletas presentes nestas fotos, extensivo a todos quantos, atletas ou não, passaram pelo nosso colégio…
E já agora uma boa época desportiva … e que vença o melhor!!!

4 comentários:

António Serrano disse...

Quantas recordações! Conheci-os todos, numa altura em que também por lá andava. Pelo menos passeava nas ruas de Medelim. Alguns já não estão connosco, fisicamente. Mas "recordar é.. viver".

prohensa disse...

É isso mesmo prof. Serrano, "recordar é viver", e todos estes e todos os outros que passaram pelo Colégio de Medelim continuarão entre nós enquanto permanecerem na memória daqueles que com eles viveram e conviveram...
Acho que é também para isso que pode servir este blogue.
Um abraço
João Adolfo

jorge passos disse...

Ao regressar de férias cá estou de novo em contacto com as recentes tecnologias,agora bem diferentes dos tempos aquando da nossa passagem pelo Colégio de Medelim.
"Amigos da Onça",equipa vencedora nos meus tempos (1961/1962 mesmo sem ajuda das minhas arbitragens)é sempre com saudade que se recordam esses belos momentos...não esquecendo aquele relvado pelado e exíguo campo de jogos...embora com assistência sobrelotada...Bons momentos e ainda bem que há registos para todos recordarmos.Um abraço.Jorge

Carlos Albuquerque disse...

Mais um Colega nos deixou!
O Rolo, de Idanha-a-Nova.
Está nestas duas fotos.
Soube do seu falecimento, pelo jornal "Raiano", que nos diz:
"4 de janeiro-José Anselmo Rolo, de 67 anos, casado com Arminda da Conceição Constantino Rolo.
Residente há muitos anos no Lavradio, veio a falecer no Hospital do Barreiro".
Companheiro, lá onde estiveres,faremos mais equipas vencedoras!
Descansa em paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...