quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como tudo começou ... o 1º Encontro

 Foi na Páscoa de 2006 que me passaram a informação de que se estava a organizar um Encontro de Antigos Alunos do Colégio de Medelim. Na primeira semana de Maio recebi a confirmação, através de uma circular enviada pelo Fernando Manteigas Robalo Elvas. Estava confirmado, no dia 20 desse mesmo mês tinha a possibilidade de rever antigos colegas de escola. Uma oportunidade a não perder, por isso nem hesitei um segundo, reservei de imediato esse dia na minha agenda…não me arrependi, valei mesmo a pena! ... Ao fim de tantos anos, voltar a ouvir histórias passadas naqueles anos maravilhosos da minha meninice e juventude, rever, com caras de adultos, aqueles que eu apenas recordava ainda com caras de jovens. Mas para quê dizer mais, no convite o poema do Artur Lobato e o texto já diziam o essencial… para o que faltava dizer só mesmo marcando presença.
I Encontro - Colégio de Medelim
A imagem reproduz o convite/circular que recebi.
Com a devida vénia ao Fernando e ao Honorato, e porque a imagem pode não ser bem visível, reproduzo aqui o poema e o texto referido.

Matar a Saudade
Nem sempre a saudade é triste,
por vezes ri a saudade!
A tristeza só existe
na saudade da saudade.

É triste passar na vida
vivendo só o presente
pois o viver só é vida
quando a saudade se sente.

Tantas estrelas ao longe,
no longe da mocidade!
São pedacinhos de luz
a cintilar na saudade.

Os versos do meu passado
na quadra da minha idade,
apenas tiveram rima
num poema de saudade.
(Artur Lobato, Contraste)


Texto:Pois é, é isso mesmo, matar saudades, aquilo que te venho propor caro amigo, ex colega, condiscípulo, como quiseres.
Sou um es aluno do colégio de Medelim, tal como tu, e há mais de quatro décadas que não nos encontramos.
Medelim foi para todos nós um marco significativo na nossa juventude, pois foi lá que alicerçamos a nossa vida actual.
Desapareceu o nosso antigo colégio, mas ficou uma marca que faz despertar de vez em quando sentimentos e recordações que nos marcaram para sempre.
Por isso, aquilo que te venho propor é a realização do 1º encontro dos ex alunos do colégio de Medelim para matar esse bichinho que a todos corrói e que se chama SAUDADE.”

Que melhor declaração de princípios para o nosso BLOGUE do que este poema e este texto, do nosso 1º Encontro?
Bem-haja quem se lembrou e organizou este 1º Encontro.

2 comentários:

j.c.berenguilho disse...

Como tudo tem um princípio, os encontros dos alunos do antigo Colégio, também o tiveram. De facto não podemos ignorar o trabalho dos iniciadores, mas sim dar-lhes os parabéns.

Honorato disse...

Pela minha parte, e creio que também do Fernando Elvas, a intenção foi mesmo essa: reviver a nossa juventude e proporcionar a outros um abraço saudável de camaradagem. Foi reviver histórias, foi recordar caras, foi despertar emoções. Foi tudo aquilo que efectivamente aconteceu. Ainda bem que a iniciativa teve acolhimento e continuação. Parabéns também aos que souberam continuá-la.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...