Foi na Páscoa de 2006 que me passaram a informação de que se estava a organizar um Encontro de Antigos Alunos do Colégio de Medelim. Na primeira semana de Maio recebi a confirmação, através de uma circular enviada pelo Fernando Manteigas Robalo Elvas. Estava confirmado, no dia 20 desse mesmo mês tinha a possibilidade de rever antigos colegas de escola. Uma oportunidade a não perder, por isso nem hesitei um segundo, reservei de imediato esse dia na minha agenda…não me arrependi, valei mesmo a pena! ... Ao fim de tantos anos, voltar a ouvir histórias passadas naqueles anos maravilhosos da minha meninice e juventude, rever, com caras de adultos, aqueles que eu apenas recordava ainda com caras de jovens. Mas para quê dizer mais, no convite o poema do Artur Lobato e o texto já diziam o essencial… para o que faltava dizer só mesmo marcando presença.
Com a devida vénia ao Fernando e ao Honorato, e porque a imagem pode não ser bem visível, reproduzo aqui o poema e o texto referido.
Matar a Saudade
Nem sempre a saudade é triste,
por vezes ri a saudade!
por vezes ri a saudade!
A tristeza só existe
na saudade da saudade.
na saudade da saudade.
É triste passar na vida
vivendo só o presente
pois o viver só é vida
quando a saudade se sente.
vivendo só o presente
pois o viver só é vida
quando a saudade se sente.
Tantas estrelas ao longe,
no longe da mocidade!
no longe da mocidade!
São pedacinhos de luz
a cintilar na saudade.
a cintilar na saudade.
Os versos do meu passado
na quadra da minha idade,
apenas tiveram rima
num poema de saudade.
na quadra da minha idade,
apenas tiveram rima
num poema de saudade.
…
(Artur Lobato, Contraste)
Texto: “Pois é, é isso mesmo, matar saudades, aquilo que te venho propor caro amigo, ex colega, condiscípulo, como quiseres.
Sou um es aluno do colégio de Medelim, tal como tu, e há mais de quatro décadas que não nos encontramos.
Medelim foi para todos nós um marco significativo na nossa juventude, pois foi lá que alicerçamos a nossa vida actual.
Desapareceu o nosso antigo colégio, mas ficou uma marca que faz despertar de vez em quando sentimentos e recordações que nos marcaram para sempre.
Por isso, aquilo que te venho propor é a realização do 1º encontro dos ex alunos do colégio de Medelim para matar esse bichinho que a todos corrói e que se chama SAUDADE.”
Que melhor declaração de princípios para o nosso BLOGUE do que este poema e este texto, do nosso 1º Encontro?
Bem-haja quem se lembrou e organizou este 1º Encontro.
2 comentários:
Como tudo tem um princípio, os encontros dos alunos do antigo Colégio, também o tiveram. De facto não podemos ignorar o trabalho dos iniciadores, mas sim dar-lhes os parabéns.
Pela minha parte, e creio que também do Fernando Elvas, a intenção foi mesmo essa: reviver a nossa juventude e proporcionar a outros um abraço saudável de camaradagem. Foi reviver histórias, foi recordar caras, foi despertar emoções. Foi tudo aquilo que efectivamente aconteceu. Ainda bem que a iniciativa teve acolhimento e continuação. Parabéns também aos que souberam continuá-la.
Enviar um comentário