domingo, 3 de abril de 2011





Foi aqui que tudo começou......

Foram eles os culpados de tudo.....pelo menos da história não muito antiga do começo de outra era....pelo menos para as gentes da região que começaram a ver outras luzes e daí outros horizontes para a sua vida e das suas famílias.

Para dar um ar de graça a esta efeméride, identifico na 3ª fila, atrás e um pouco à esquerda do Padre José Pedro o DOMINGOS CUNHA, famoso alfaiate de Aldeia do Bispo, de renome na região e especialista em gravatas e casacos. Na época não havia festa ou romaria onde a confeção esmerada dos ditos adereços não merecessem rasgados elogios, tanto dos utilizadores como dos seus amigos pela comodidade do seu uso. Penso ter ainda uma dessas gravatas, que vou tentar fotografar e expor aqui no blog.


Foram eles os causadores dos encontros, já vamos no IV, MALANDROS, bem hajam pela herança deixada.

5 comentários:

prohensa disse...

Haja quem me ajude a decifrar esta foto magnífica!...
Vá lá Manuel Borges, chega-te à frente...

Jorge Passos disse...

Ao João Adolfo e sua geração:

Como já disse noutros comentários,faço parte dos veteranos do Colégio de Aldeia do Bispo/Medelim.
Esta foto, que o Manuel Borges aqui publicita,e ainda bem,lembra um momemto inesquecível na história da fundação do nosso Colégio: Nada mais,nada menos do que a audiência concedida pelo então Ministro da Educação ao Fundador do Colégio ,Padre José Pedro,acompanhado pelo Dr.Antonio Martins da Cruz e forças vivas do Concelho de Penamacor,entre eles muitos dos pais dos futuros alunos.
A foto em si representa,pois,o início de uma caminhada que teve ,depois ,o seu percurso.
Entre muitos conhecidos, e apenas para aguçar o apetite, destacarei na 1º fila, da esquerda para a direita a partir do terceiro:
Padre José Pedro(grande impulsionador),Dr.Martins da Cruz (o braço direito do P. José Pedro),Padre Fatela,Padre Robalo,Prof. Helder,Prof. Candeias,Messias Tomé Esteves,menina Belarmina Felix,hoje Dra Belarmina,José Lopes Passos e o último não consigo identificar.Muitos outros
são bem conhecidos mas deixo essa tarefa para outros com um abraço amigo.
Jorge Passos
ão bem

prohensa disse...

Agora já estamos a apresentar fotos da pré-história do Colégio!...
Estes são de facto os nossos Pilgrim Fathers...
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce... já lá escrevia um tal de Fernando Pessoa...
Deve ter sido memorável, para a maioria destes homens, esta deslocação à capital para reivindicarem junto do poder um futuro melhor para os seus filhos!
Obrigado ao Manuel Borges pela foto e ao Jorge Passos pela explicação.

António Serrano disse...

Gostei muito de ver esta fotografia, que desconhecia. Está aqui a nata dos homens bons das nossas Aldeias, então na força da idade e hoje quase todos falecidos.
Nós, os mais velhos, sabemos que a acção conjunta do nosso Padre José Pedro e do Prof. Dr. António Martins da Cruz foi decisiva para que muita gente tivesse um futuro melhor. E conseguiram-no Bem hajam!
Para quando a homenagem, em vida, ao Prof. Dr. António Martins da Cruz?. Para quando relembrar com letras "em letras de oiro", nas duas Aldeias, pelo menos, a memória desse Homem enorme, P. José Martins Gonçalves Pedro?

Manuel Borges disse...

Olá Serrano, antes de publicar aqui esta foto, adquirida em fonte fidedigna mas sem legenda, enviei para alguns veteranos para identificação. Devo ter colocado incorretamente o teu código postal pois não deste por ter recebido a mesma. Felizmente o Jorge recebeu e soube muito bem legendar o evento.Falta o ano e penso ter sido em 1958.Abraços.Manuel Joaquim

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...