quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Para conhecimento e divulgação. Tive oportunidade de no domingo dia 19.02.2012 passar por PROENÇA A VELHA a caminho de Aldeia do Bispo. Não foi por acaso, foi o convite feito pelo nosso colega  João Adolfo Prohensa ao divulgar a Feira do Enchido e do Azeite que me incentivou a fazer o curto desvio. Adorei. Além de  inúmeros barracas de venda de produtos que todos conhecem: barros, bolos, fritos, bonecas, cutelarias, doces, enchidos variados, etc, etc, etc, de qualidade inegável, produzidos localmente ou nas proximidades  e vendidos pelos próprios, havia os habituais grupos de animação de instrumentos musicais variados, entre eles gaitas de foles e bombos. De realçar que o João Adolfo faz parte do grupo de dinamizadores dos eventos locais e neste foi o guia do percurso pedonal que terminou com a visita ao lagar do azeite que eu aproveitei e visitei em conjunto. Conjunto museológico que merece uma visita com algum tempo para ver e ou aprender os diversos meios de produção do azeite ao longo dos anos. Aproveitei e comprei uma  chouriça do "tamanho do porco", e um "bolo de farinheira" que não comia desde miúdo. Muito bem hajas João Adolfo  pelos bons momentos proporcionados e pelo almoço em ambiente festivo popular.

5 comentários:

ninika disse...

Olá Manuel, imagino como se devem ter divertido! O Fernando conhece muito bem o Museu e já me tinha dito que este fim de semana tinha sido de festa!Ele quando lá vai também trás sempre esses objectos para recordação, e algum do azeite consumido cá em casa vem de Proença a Velha. Quando for à Idanha aproveito e vou conhecer essa maravilha. bjs

João disse...

A minha Mãe, ex aluna do colégio, Maria Celeste Lisboa, esteve lá numa das "barraquinhas" a vender as suas bijutarias...

prohensa disse...

Caro amigo Manuel Borges, eu é que agradeço a vossa visita!...
É sempre reconfortante poder ver as ruas da minha Proença cheias de gente, com alegria e animação, e melhor ainda quando se pode viver e conviver com amigos.
Voltem sempre!...
João Adolfo
P.S.: Para quem quiser espiar algumas fotos do Festival pode fazê-lo em: http://prohensa.blogspot.com/2012/02/fotos-do-10-festival-do-azeite-e.html

Maria disse...

É com alguma tristeza e algum arrependimento , por não ter ido à feira de Proença pois por aquilo que aqui foi dito ,seria uma forma de rever alguns amigos e antigos alunos do colégio de Medelim tal como a Celeste Lisboa minha grande amiga na época, pois também eu me encontrava em Monsanto, nesse preciso dia , mas espero mum futuro ,breve voltar a ver esses tais amigos que lembro com muitas saudades. Eu sou a Conceição Taborda de Monsanto.Um abraço para todos.

Manuel Borges disse...

É com imenso gosto que vejo mais companheiros juntar-se a esta conversa.O João, filho duma antiga colega, mais nova, e com quem penso ter falado na companhia do Prohensa. Também felicito a Conceição Taborda pelas suas palavras.Ainda bem que ela se penitencia pela sua ausência. Quanto à Fernanda, fico admirada que a sua bela quinta não produza azeite suficiente para "casa". Ou será que o de Proença a Velha é melhor? Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...