quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O Padre José Pedro e o livrinho D. Bosco

Mais uma vez o Aurélio se lembrou de uma historieta do Colégio. Enquanto ele não consegue 'postar' (que termo mais desconchavado!!), aqui fica:
"

Já percebi que, afinal, não é fácil "entrar" na categoria de comunicação do nosso Blog; desta forma, continuo a solicitar a tua colaboração, tendo a certeza absoluta da não utilização de quaisquer métodos de censura, existentes, ou a inventar....
Aí vai mais uma " estória"

                                  D. BOSCO

Manhã primaveril, céu azul celeste, sem nuvens a encobrir os ainda tímidos raios de sol que nos empurravam para os locais previamente conquistados, em função de critérios de todos desconhecidos, mas aceites por direito consuetudinário, O grupo dos juvenis , ou jogava à bola( muda aos 5, acaba aos 10), ou tentava aprender a arte da sedução com os "Veteranos".
A grande "chatice" era campainha da D. Irene que interrompia, sem quaisquer explicações o estado de graça dos alunos.

Encostado ao balcão da D. Irene, frente a frente com a entrada principal, local classificado como excepcional, quais répteis, expostos ao fraco calor matinal, do grupo masculino de S. Miguel de Acha (João José, João Lisboa, Zé Manuel Carreiro, José Robalo, Zé Alexandre, Virgílio ...), perante o ar apressado, como rotina do Padre Pedro, saiu, após o rotineiro Bom Dia, o simbólico alarme/ epíteto
         " AÍ VAI O D.BOSCO"
Minutos depois, agitado, faces avermelhadas, gotículas de suor escorrendo  pela face, desceu as escadas de 2/2 degraus, quase denunciando situação crítica,  reentrou na " Station" que o Sr. Zé Maria não tinha acabado de estacionar, saindo em velocidade, desaparecendo muito rapidamente lá para os lados do Sr. Gaudêncio.
Regressou da parte da  manhã, feliz, sorriso  aberto, contagiante, percorreu  todas as salas, e entregou a cada aluno um LIVRINHO de bolso, papel tipo Bíblia, capa cinzenta de plástico maleável.
Curiosidade geral what  happened?:

   Título do livro: DOM BOSCO
"

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Realização do X Encontro


Realizou-se o nosso X Encontro no passado sábado como estava previsto. A Comissão Organizadora agradece a presença dos antigos alunos e professores que compareceram a este nosso evento e regista com muito agrado o elevado nível de satisfação que nos foi manifestado.


A Comissão não teve conhecimento antecipado mas agradece também a colocação de uma placa evocativa do antigo Colégio na parede do edifício por parte da Junta de Freguesia de Medelim que foi descerrada no próprio dia do nosso Encontro na presença dos participantes. Assim fica registada a existência do Nosso Colégio em Medelim para que seja lembrado no futuro.


Foram indicados os seguintes elementos para a organização do nosso XI Encontro:

António Correia
José Adelino Vaz
José Maio
João Lisboa 

domingo, 7 de outubro de 2018

Do nosso amigo Aurélio Costa


Conforme pedido expresso, publico na íntegra o mail recebido do nosso amigo e colega de Colégio Aurélio Costa. Pessoalmente, agradeço-te a iniciativa e informo-te que, embora ausente, estiveste muito mas muito presente no nosso encontro de ontem.

"
Meu Amigo
Hoje, dia do X Encontro, no qual não consegui participar(como co-organizador e como participante), fiquei a reler os assuntos no blogue; achei interessante a explicação àcerca do emblema e, depois de alguma lubrificação da " máquina", consegui recordar o HINO lá referido, que segue:

Centro Paroquial de Assistência
Externato S. Bartolomeu
Em Medelim ou em qualquer parte
Não há ambiente que iguale o teu

Há Mães cheias de orgulho e sorridentes
Ao ver passar ufanos e imponentes
Os seus Filhos num garbo deslumbrante
Portugueses leais avante, avante

Não consegui determinar o ano. Recordo somente ser dia de sol.
O Padre Pedro chegou apressado a Medelim mandou reunir todos os alunos e professores ( A Drª PFF...estava lá) no salão da D. Mimi, fez a chamada desde Adérito até Virgílio todos aprendemos o Hino com Padre Pedro a marchar em cima do palco.
Lamentavelmente não consigo reproduzir a música por incapacidade minha( ouvi falar de claves, pentagrama, colcheias, fusas) mas é CHINES para os meus conhecimentos.
Recordo ainda que o Padre Pedro regressava de um serviço fúnebre e tinha outro rigorosamente sobreponível, creio que em Monsanto, ao qual compareceu ao fim da tarde....atrasado, claro.
P.S. Como não consigo entrar no blogue como colaborador (será inépcia ?) peço-te para publicares, caso seja interessante.

um abração

"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...