sábado, 21 de novembro de 2009

Emblema do Externato de S. Bartolomeu

emblema do Colégio
O emblema que nos habituámos a ver nos escritos relacionados com as iniciativas dos Antigos Alunos do Colégio de Medelim e também no nosso blog, tem a ver com o Externato de S. Bartolomeu que foi o ‘pai’ do Externato do Senhor do Calvário. Alguém poderá historiar melhor do que eu o Colégio de Medelim, mas poderei dizer que começou como Externato de S. Bartolomeu a funcionar em Aldeia do Bispo no início dos anos 60, por iniciativa do Padre José Pedro que era o pároco dessa freguesia. S. Bartolomeu é o Padroeiro de Aldeia do Bispo. Por razões que não conheço bem, não foi possível continuar com o colégio em Aldeia do Bispo. Parece que não era permitido existirem 2 colégios no mesmo concelho e já existia o Externato de Nossa Senhora do Incenso em Penamacor.
A solução foi transferir o Externato para Medelim onde o Padre José Pedro conseguiu apoios de vulto para a instalação.

Creio que durante o ano lectivo de 63/64, a Direcção decidiu criar um emblema e um hino para o colégio. Não sei como foi criado o hino (que também existiu) mas relativamente ao emblema, foram convidados os alunos a participar mediante pressupostos que não conheço em detalhe mas que deveriam ter em atenção a figura de S. Bartolomeu e a vocação formativa inerente um colégio. Foi determinado que deveria constar a legenda ‘A verdade é mais que a vida’, uma espada e uma pena. É o que consigo recordar, uma vez que não tenho qualquer referência escrita sobre o assunto. A legenda está relacionada com S. Bartolomeu, e o restante retirado de um verso de Os Lusíadas alusivo a uma faceta dos Portugueses durante os Descobrimentos.

Não sei quantos trabalhos foram apresentados mas sei que saiu vencedora a criação de um aluno daquela altura e que pouco tempo esteve no colégio. Tinha um enorme talento para o desenho e pintura e colocou todo o sem empenho neste trabalho. Seu nome, Edgar Mendes, da Benquerença. Foi produzida uma quantidade de exemplares bordados e, pelo menos alguns, foram distribuídos pelos alunos da altura.

Algum tempo depois, o Externato de S. Bartolomeu deu lugar ao Externato do Senhor do Calvário que, em termos imagem, foi referenciado por uma fotografia da escadaria sul do santuário do Senhor do Calvário. Pelo menos, era o que constava na capa dos nossos cadernos diários oficiais. Mas nunca teve hino nem emblema. Emblema, temos este, de que eu ainda guardo o meu exemplar.

Se alguém tiver contributos ou correcções a fazer ao exposto, não hesitem em fazê-lo. É que, como refiro acima, faltam-me muitos pormenores. Alguém os tem?

Honorato

3 comentários:

prohensa disse...

Obrigado Honorato por esta excelente contribuição!
Já me tinha perguntado o porquê do nome São Bartolomeu, mas não fazia a mínima ideia que se devia ai facto do nosso colégio ter dado os primeiros passos em Aldeia do Bispo e ter, portanto, adoptado o nome do orago desta freguesia.
Quanto às restantes informações, nomeadamente as relativas ao emblema e ao hino, creio que lançaste as bases para podermos, de facto, fazer aqui um pouco da história do "Colégio de Medelim". Um desafio para todos os antigos alunos e professores e com especial responsabilidade para os dos primeiros tempos.
Quanto ao emblema que descreves é o que encima o nosso blog.
Parabéns, uma vez mais, pela contribuição!...

Unknown disse...

honorato preciso saber es natural da benquerenca?sou da meimoa estudei em medelim em 1964/1965

Honorato disse...

Bom dia.
Ao 'Desconhecido' da Meimoa que me pergunta se eu sou da Benquerença, respondo: Sim, sou da Benquerença e estudei em Medelim nesse período, mas gostaria de saber quem perguntou. E vem a propósito; este ano o nosso encontro vai ter o almoço na Meimoa. Não queres aparecer?
Por favor deixa o teu nome e forma de contacto.
Obrigado
Honorato Lourenço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...