quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Faleceu o Sr Padre José Pedro

o padre José Pedro
Meus amigos,
Acabo de receber a notícia que faleceu hoje em Leon (Espanha) o fundador do nosso colégio, Padre José Martins Gonçalves Pedro. Para quem o conheceu e conheceu a sua obra não é difícil reconhecer a influência deste HOMEM na vida da maioria daqueles que, como eu, passaram pelo Colégio de Medelim.
A minha homenagem e agradecimento pessoal ao Padre José Pedro e as minhas condolências à Famíla, em especial ao Tó Pedro, também ele antigo aluno do nosso colégio.
Honorato

7 comentários:

prohensa disse...

Há menos de 4 meses que temos o blogue em actividade e eis que surge a primeira má notícia, a participação do falecimento do P. José Pedro.
Para os antigos alunos do nosso Colégio, mesmo aqueles que não o conheceram,e muitos serão, mas que têm visitado este blogue, não devem restar quaisquer dúvidas do papel fundamental que ele teve na criação deste estabelecimento de ensino e, logicamente, na nossa formação académica.
Neste momento de luto, faço minhas as palavras do Honorato e envio à Família as minhas sentidas condolências.

António Serrano disse...

Começo por dar os parabéns a quem teve a inicitiva de "arrancar" com este blog que pode e deve vir a unir os antigos alunos do Colégio de Nosso Senhor do Calvário. Depois quero deixar umas palavras de gratidão e saudade para quem foi o fundador deste Colégio. O Fernando Elvas já deu as explicações necessárias - com a "falha" de omitir que o Padre José Pedro foi pároco de Aldeia do Bispo e de Aldeia de João Pires, em ambas as localidades desenvolvendo obra notável, que teve efeitos para lá das duas Aldeias e mesmo do concelho.
Hoje mesmo a irmã Julieta fez o favor de comentar, no meu blog, um "post" de Março de 2009, onde chamava a atenção para a obra de um Padre que esteve muito à frente dos outros, no seu tempo. Uma vez que lidei de muito perto com este homem de eleição, estou a preparar um trabalho onde dê conta da grande admiração que tive - e tenho por ele.
Depois de uma vida de combate constante, com muitas vitórias e algumas derrotas, estas também próprias da condição humana, descansa agora, em Paz, no cemitério de Leon. É minha opinião que ficaria muito bem, entre nós.
Padre José Pedro, há muitos que nunca te esquecerão. Pelos melhores motivos. Eu sou um deles.

prohensa disse...

Professor Serrano é bom reencontrá-lo ao fim de tantos anos. Espero que este encontro virtual possa vir a contribuir para um encontro real dentro em breve.
Pelo que posso depreender tem também muitas recordações, que espero possa aqui partilhar com todos os antigos colegas.
Já vi que tem um blog e como este espaço pretende ser um elo de união entre os antigos alunos do Colégio de Medelim, acho que uma das formas pode passar, também, pela divulgação dos blogs individuais, pelo que o seu já vai passar a aparecer aqui na coluna do lado esquerdo.

António Serrano disse...

Caro João Adolfo,
Obrigado por me teres respondido. Quando tu ainda andavas na 2ª. classe, à tarde, depois das aulas, nessas ruas de Medelim passei dos momentos mais bonitos da minha vida: aí me enamorei de uma das Alunas do Colégio, que é hoje a minha Mulher, a Mãe dos nossos 4 filhos e a Avó dos nossos 6 Netos.
Embora a amizade com o Padre José Pedro fosse grande, acabei por tornar-me aluno do Colégio para "justificar" lá as entradas. Frequentei a aula de Alemão, com a Drª. Imelda - já não conheceste - mas vê tu a atenção com que lá estava... pois só fiz tal disciplina 14 anos depois, em Setúbal. Está tudo dito!!! Actualmente, vivemos em Palmela. Se Deus quiser, estaremos em condições de nos juntarmos a vós, no próximo encontro. Abração.

António Serrano disse...

Amigos,
Peço o favor de me deixarem usar esta foto do Padre José Pedro para ilustrar um trabalho para o meu blog. Não tenho outra.
Obrigado

prohensa disse...

Pela parte que me toca não vejo qualquer problema, pois acho que o material que aqui colocamos fica à disposição dos antigos alunos do Colégio para o poderem utilizar. Penso que seja também esta a opinião dos restantes colaboradores.
Um abraço.

Anónimo disse...

Estou,hoje,pela 1ª vez a tomar contacto com o Blogue do Colégio de Medelim,por conversa meramente casual com um ex-aluno.Também só hoje tomei conhecimento do falecimento do FUNDADOR do Colégio de Medelim.Conhecedor da personalidade do Padre José Pedro ,homem de vistas largas e de ideias bem avançadas no tempo ,por tudo quanto fez em prol das gentes pobres da nossa região, quero aqui deixar o testemunho do grande apreço que sempre tive por ele e pela sua obra, merecedora do reconhecimento de todos.Em tempos,aliás, tentei organizar uma Homenagem pública que não foi avante por falta de capacidade de vencer certas dificuldades locais.
Á família em geral e ao Tó Pedro em particular ,embora tarde,aqui deixo o meu sentido pesar. Jorge

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...