quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DIA DE FESTA NO COLÉGIO

Festa no ColégioMeus caros amigos:

Estamos no primeiro período de aulas neste ano de 2010. É boa altura para recordarmos um Dia de Festa no Colégio de Medelim, no início do ano de 1961...

Um dia de festa, já não me lembro bem por quê, mas lá que sabia bem, sabia.


Fala o Dr. Martins da Cruz junto ao edifício do Colégio e na assistência há muita gente conhecida, professores e alunos. Vamos lá tentar reconhecer alguns... Um abraço amigo.
Jorge Passos

6 comentários:

prohensa disse...

Claro, amigo Jorge, se havia festa sabia sempre bem!...
Não posso ajudar na identificação... mas lá que estavam atentos às palavras do orador, lá isso estavam!...
Um abraço.

António Serrano disse...

O Dr. Martins da Cruz é um Homem notável a quem as Aldeias, o Concelho, a Região e até o País muito devem.
Infelizmente, a politiquice é capaz de não deixar que lhe seja prestada uma bem mais que justa e merecida homenagem nas terras que tanto ama. Em vida!
Ele foi DECISIVO no arranque e manutenção do Colégio, mas a sua enorme actividade intelectual, cívica, solidária vai muito para além do que se possa imaginar! Fôssemos todos como ele e o nosso País faria inveja no Mundo. Para nosso Bem.
Da assistência reconheço, em primeiro lugar, o Mestre Carlos Osório e julgo ver o Dr. Ildefonso entre o orador e o Eng. Ressurreição.
Obrigado, Jorge.

Honorato disse...

De facto, Serrano, se o colégio se deve ao Padre José Pedro, não é menos verdade que talvez ele não existisse sem a acção do Dr Martins da Cruz. E também de outras pessoas da região que contribuiram muito para a realização do projecto. Nas cerimónias de abertura de ano lectivo ele estava sempre presente e com toda a justiça.Houve mesmo um prémio com o seu nome para alunos com bom aproveitamento. É justo recordá-lo e fez bem o Jorge em lhe dar um lugar de destaque..

jorge passos disse...

Caro amigo António Serrano:
Concordo contigo a cem por cento,quando te referes à importância que o nosso cnterrâneo Dr. António Martins da Cruz teve nas Aldeias,Concelho,Distrito e Pais em geral,não só quanto à educação,e no caso concreto a fundação do Colégio de Aldeia do Bispo/ Medelim, em parceria com o saudoso Padre José Pedro,mas em muitos outros aspectos e lembro a nossa querida Filarmónica,pelo que também eu sou partidário de que todos lhe devemos uma JUSTA HOMENAGEM " EM VIDA".
Como disse também o Honorato, estou convencido que o saudoso Padre José Pedro não teria os sucessos que conseguiu se por detrás não tivesse a colaboração do Dr. Martins da Cruz.
Infelizmente a politiquice é responsável para que muita gente esqueça com facilidade aqueles que algum dia lutaram para que hoje o seu "Dia a Dia" seja melhor.
Anossa Banda comemorou, recentemente, o seu centenário e por incrível que pareça o nome do Padre José Pedro nem sequer uma só vez é mencionado no livro, então publicado,onde são raferidos muitos dos que algo fizeram pela Filarmónica.Não gostei.
Abraça-te o amigo Jorge

jorge passos disse...

Caros amigos,leitores deste Blogue:

Depois de ler o que atrás escrevi, quero pedir desculpa de alguns erros ortográficos,coisa que muito me desagrada.Para a próxima terei mais cuidado...Um abraço do Jorge Passos

António Serrano disse...

Na devida ocasião e em local próprio, protestei pela omissão do nome daquele que, em vida, nós tivemos a honra de ser nosso Amigo, Padre José Pedro Martins Gonçalves Pedro, no "livro" dedicado ao Centenário da nossa Banda.
Dediquei-lhe, no meu blog, da melhor maneira que sei fazer, um dos posts. Em nome da Justiça, uma pequena homenagem,
Era bom que daqui nascesse um movimento que homenageasse a memória daqueles que tanto fizeram pelas nossas terras e suas gentes e que só a mesquinhez e a inveja querem meter no saco do esquecimento: Senhores Prof. Dr. António Martins da Cruz e Padre José Martins Gonçalves Pedro. E o primeiro, graças a Deus, ainda está VIVO!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...