terça-feira, 5 de outubro de 2010

Regresso às aulas II


O primeiro dia de aulas servia para a compra de livros e cadernos e para o primeiro contacto com os professores. Escrevíamos o sumário no caderno diário da disciplina que, invariavelmente constava do número da lição (1ª lição) no início da primeira linha da primeira página, ao meio da linha, a palavra Sumário e no extremo direito a data do dia escrevendo-se nas linhas seguintes o texto que dizia sempre: ‘Apresentação. Alguns conselhos aos alunos’.

O professor definia as linhas de orientação para os meses seguintes incidindo sobre a matéria, o regime disciplinar, a avaliação, o regime de pontos escritos, chamadas escritas, chamadas ao quadro e outras coisas parecidas que se traduziam em anotações na caderneta e que iriam determinar a situação de cada um de nós no fim do ano lectivo. A aula ainda era a brincar mas havia já qualquer coisa de muito sério naquelas palavras iniciais. Mas a gente não ligava muito. A parte dura seria apenas daí a alguns meses. Importante era que a campainha tocasse para podermos gozar de 10 minutos de contacto com os colegas, conversarmos e fumarmos um cigarrito, já que não havia pais por perto e ninguém nos iria importunar por isso. Os intervalos eram a nossa oportunidade de algazarra, de correria pelas escadas, de arrastar carteiras na sala de aula e da reprimenda da D. Irene para quem o dia seria agradável se não houvesse intervalos entre aulas.

A uma aula seguia-se uma outra até ao intervalo maior para o almoço e de tarde a mesma coisa. Não havia tempos livres. Um furo no horário era preenchido com uma aula de estudo com presença obrigatória onde quase sempre estava a D. Irene para nos aturar ou havia disciplinas mais ou menos inventadas para o efeito. Foi o caso do nosso primeiro ano (da minha turma) em que existiam aulas de CIVILIDADE dadas pela saudosa D. Mimi Pires Marques. Eram conselhos sobre a nossa postura em sociedade. Pessoalmente, já não me lembro de nenhum.

E assim se começava um novo ano lectivo.

1 comentário:

prohensa disse...

Atenção pessoal, preparar tudo muito bem preparadinho que é já amanhã que começam as aulas!...
Honorato, essas tais aulas de civilidade eu já não me lembro de ter apanhado!... agora tudo o resto, os sumários, os intervalos, os cigarritos, os "furos" e os estudo com a D. Irene... tudo isso eu ainda recordo como das melhores memórias de uma infância e adolescência plena de felicidade e de amigos...
Obrigado por este texto que me fez recuar mais de 40 anos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...