quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Regresso às aulas I


Com a divulgação de mais uma foto dos primeiros tempos que me foi enviada pelo Tó Pedro, gostaria de lembrar o regresso às aulas daqueles tempos. Nesta foto, identifico o Padre José Pedro, a Dra Imelda, o Tó Pedro cortado à direita e mais ninguém. Vamos ao tema.

7 de Outubro era o dia de início de aulas no colégio. A abertura das aulas era precedida de uma sessão solene que normalmente ocorria no pátio dos rapazes sendo a mesa da direcção, professores e convidados colocada no patamar junto à sala dos professores. Fazia-se o discurso oficial normalmente a cargo do director, distribuíam-se os prémios aos alunos que se haviam distinguido no ano anterior e delineava-se o ano lectivo que se iniciava. Esta sessão solene ocorria no domingo anterior à abertura das aulas e era o reencontro que já nos sabia bem após cerca de três meses de férias. A saudade de colegas e amigos especialmente com os quais tínhamos mais afinidades era grande e havia que fruir estas horas ainda sem o peso dos livros e cadernos diários. Era sobretudo um dia de convívio onde já se começava a olhar com curiosidade para aqueles que não conhecíamos. Os mais pequenos seriam os que entravam para o primeiro ano e não nos mereciam muita atenção mas havia outros que sobre os quais questionávamos: Será que vem para a nossa turma? Será que vai ser um tipo fixe? Aquele não me parece ter boa cara. Aquele está muito envergonhado. E aquele tem ares de importante. Aquele deve ser um tipo porreiro. Juízos apressados que se faziam e que muitas vezes não correspondiam à realidade.

Estavam já constituídas as turmas e as salas onde iam funcionar. Na maior parte dos casos os horários estavam já afixados e eram já conhecidos os professores para cada disciplina que íamos ter. Havia professores a transitar do ano anterior e outros novos cujos nomes nada nos diziam. Dos conhecidos, sabíamos com o que contávamos. Severos, condescendentes, forretas na notas, autoritários, competentes, tudo tinha cabimento na nossa apreciação.

Era um dia de boa disposição, muito diferente dos que se seguiriam ao longo dos meses do ano lectivo.

2 comentários:

prohensa disse...

Ora aí temos mais uma excelente foto e um excelente texto a recordar-nos outros tempos! Tempos em que os jovens trajavam de fato e gravata e as meninas usavam saias, casacos compridos e lenços; tempos em que toda a gente sabia em que dias começavam e acabavam as aulas...
Recordo-me perfeitamente do meu primeiro dia em Medelim, exactamente como tu contas, Honorato, naquele pátio/campo de jogos dos rapazes e com os professores perfilados no patamar por detrás da sala de professores, para ouvirmos o discurso de abertura.
Era sem dúvida um momento inesquecível na vida de um catraio de 10 anos, que nesse dia crescia um palmo... já era aluno do Colégio, ali ao lado de todos aqueles matulões e com tantos professores à sua frente.
Foi ali de facto, naquele pequeno pátio, que teve início uma das fases mais marcantes da minha formação, que aqui recordei, através deste post, com muita saudade!...
E agora deixa-me aproveitar bem esta última semana de férias que o dia 7 de Outubro é já na próxima Quinta-feira...
Um abraço

António Serrano disse...

Tudo bonito.
O texto do Honorato e o texto do João Adolfo.
"Recordar é viver..."- diz-se.
Estou em condições de o confirmar.
Abraço os dois.
Bem hajam!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...