Era com este pregão que a Ti Rita Sardinheira percorria as ruas todas as manhãs ...
O quê, a maioria de vós não conhece a Ti Rita? ... É natural, raramente saía de Proença-a-Velha e eram as ruas de Proença, onde era peixeira, que ela percorria todas as manhãs, com o seu pregão estridente, logo após a chegada do peixe na camioneta das oito...
Estava casada com o Ti Zé da Paula.. O quê, também não sabem quem era o Ti Zé da Paula?
Eu explico-vos… O Ti Zé da Paula era um esforçado tocador de concertina que, na falta do Ti Arlindo ou do Zé Castilho, animou alguns bailes da minha infância/juventude… Mas embora a concertina fosse a sua grande paixão (não correspondida, diziam muitos), vivia da profissão de peixeiro…
E dele muitos(as) certamente já se lembrarão... Assim que chegava ao Largo da Praça a tal camioneta das oito, separavam o peixe em dois lotes, um que ficava para a Ti Rita vender em Proença e o outro era cuidadosamente colocado no “suporte” da bicicleta, e mais tarde da motorizada, do Ti Zé da Paula e lá ia ele percorrer as freguesias vizinhas, vendendo peixe fresco…
Mas com esta história da Ti Rita e do Ti Zé da Paula até me esquecia do que aqui me traz hoje…
Acabou há pouco de me ligar o Zé Aníbal e …. não são as sardinhas da Ti Rita mas sim as notícias é que são Frescas e booooas!...
Está a ultimar o programa (bem recheado, segundo me parece) para o nosso 5º Encontro que se irá realizar (se não aparecerem contrariedades de última hora) no próximo dia 14 de Setembro.
Muito em breve terá o Programa definitivo e enviará os “Convites” a todos quantos constam na nossa base de dados…
Preparem-se, já falta pouco…
3 comentários:
Meu caro João Adolfo:
Frescas serão...agora boas ,não sei.O tempo vai passando e as notícias vão aparecendo aos poucos.Haverá concerteza razões importantes para que não tenha havido por parte da organização do 5º ENCONTRO qualquer divulgação com notícias atempadas e respetivo programa sobre o assunto.Nem todos terão disponibilidade de um dia para o outro programar ou reprogramar viagens de modo a marcar presença.No meu caso particular tudo farei para não faltar se houver,como espero e já parece certo,homenagem ao Padre José Pedro,mas terei que ultrapassar muitas dificuldades se a data for mesmo o dia 14 de Setembro.Aguardemos...por notícias fresquinhas e depois diremos se serão boas...Espero que sim.
Tal como o Jorge Passos penso que este tipo de evento deverá ser marcado com a devida antecedência para que se possam alterar ou não fazer coincidir outros programas. Não tenho tido oportunidade de falar com o o Zé Aníbal e post que coloquei foi pescado num comentário que vi e descobri o artista encarregue da obra Finalmente o João Adolfo trás notícias mais concretas.Data previsível - 14 de Setembro.
Eu, perante as dúvidas que por aqui se iam colocando, limitei-me a "postar" a informação que me foi transmitida naquele dia, telefonicamente, pelo Zé Aníbal...
Aguardemos pois, tal como ele me disse, pela confirmação escrita, via CTT e/ou email.
Enviar um comentário