quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Récitas de Finalistas. Com votos de Feliz Natal

Récita de Finalistas

Assim se canta por estes dias (noites) em muitas aldeias da nossa região, mas não é este o tema que este magnífico septeto estava a interpretar quando a foto foi tirada, nos idos de 1973!...
Trata-se de um dos momentos musicais da Récita de Finalistas de 1972/73 e dos temas interpretados apenas me recordo de termos cantado a Maria Faia do José Afonso, o que para a época já era um pouco arrojado!...
Embora nessa época os anos finais (6º e 7º)  funcionassem apenas em Penamacor, no ENSI (Externato Nossa Senhora do Incenso), os "artistas" aqui presentes, à excepção da Eva (1ª da Dtª), são todos oriundos do Colégio de Medelim, à data já Externato do Senhor do Calvário.
Identifiquemos então todos os elementos do grupo, da esquerda para a direita: Leontina (Benquerença),    Luísa (Penamacor)João Lisboa (São Miguel D'Acha), Lurdes Cruz (Monsanto), João Adolfo (Proença-a-Velha), Natália (Vale da Senhora da PóvoaEva (Penamacor).
Aqui está um dos muitos grupos dos inícios dos anos 70 do século passado, a quem a critica augurava um futuro promissor, mas que se viria a desintegrar, passando assim ao lado de uma grande carreira... há quem diga que mesmo muito ao lado... enfim, opiniões!...
Ora e como estas fotos ainda não têm som, posso imaginar que esta rapaziada está mesmo a interpretar uma Canção Tradicional de Natal e, assim, aproveito para desejar a todos os visitantes do blog um Natal muito Feliz, cheio de amor e fraternidade!... (e podem cantar!...baixinho!...).

4 comentários:

Honorato disse...

Um bom documento e muito bem conservado. Conheço algumas das pessoas mas que não vejo há muito (exceputando o João Adolfo e o João Lisboa).
Já agora, gostaria de saber quem foi o artista fotográfico que nos deu este brinde.
Um BOM ANO para todos.
Honorato

prohensa disse...

Olá Honorato!
Creio que o fotógrafo foi o "Foto Flache" de Penamacor (a foto pertence ao meu arquivo).
Avivando a memória conheces também a Lurdes Cruz, que está casada com o Berenguilho, que têm ido aos nossos "Encontros". Quanto ao Lisboa este que aparece na foto é primo, (acho eu) do que costuma ir.

Honorato disse...

João:
A Lurdes não a identificava. Mas sobre o Lisboa, parece-me mesmo o João que costuma ir e que edita os noss vídeos.
Obrigado pelo esclarecimento

j.c.berenguilho disse...

Como hoje é o último dia do ano 2009, desejo a todos uma óptima passagem e que o novo ano, 2010, nos traga SAÚDE, AMIZADE, CONFORTO E PAZ.
… Sobre os últimos temas…
O Fernando Elvas deu mais um valioso ontributo sobre a história do Colégio de Medelim. Em pouco tempo o nosso blogue está a progredir e a enriquecer a nossa memória… e até a surpreender como é o caso da fotografia (do João Adolfo) da récita dos finalistas em Penamacor! Nessa altura já não frequentava o colégio, pois estava na Ota (Força Aérea).
Sem o Colégio de Medelim (e de Penamacor), muitos de nós não seríamos o que somos, independentemente de se ter ficado com as habilitações ao sair do colégio ou conseguido uma licenciatura...
Obrigado a todos! Felicidades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...