segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Padre José Pedro In Memoriam

Chegou-nos, via email, esta missiva que aqui reproduzimos, tal como foi recebida, por considerarmos que é de todo o interesse o testemunho de alguém que conheceu tão bem o fundador do Colégio.

"Subject: Padre José Pedro In Memoriam
Date: Sun, 19 Dec 2010 23:04:48 +0100
Ha varios dias que tento enviar este correio ao vosso blog sem consegui-lo, tento com outra direccion, a ver se assim tenho mais sorte.
Eu sou Isabelle, a mulher de José Martins Gonçalves Pedro. Vivemos juntos durante 24 anos e, para mim, ele segue e sempre seguira vivo. Fiquei muito emocionada quando descubri o vosso blog e tudo o que lá vem. O meu marido e eu guardamos uma recordação muito bonita da nossa visita do 24 de agosto de 1986 a Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires e Medelim e do fantástico recebimento que nos foi dado. Para ele foi, sem lugar a dúvida, um dos dias mais emotivo e feliz da sua vida. Não importa que não haja sido possível levar a cabo a homenagem pública que um de vos tinha em mente porque a melhor homenagem esta nas vossas palavras, nas lembranças que dele tendes.
Eu sou quem melhor o conheceu porque comigo viveu mais tempo de forma continua que com ninguém, inclusive a sua familia mais próxima. Efectivamente, como qualquer ser humano, o meu marido teve os seus êxitos e os seus fracassos mas sempre foi uma boa pessoa, sem maldade. Ele tinha muitas qualidades e também muito gênio. Ele era brilhante, inteligente, idealista, imaginativo, um pouco utopista(mas sem utopistas, o mundo não avança), ávido de aprender, activo e extremada mente generoso, um volcão em perpetua erupção como dizia dele o Padre Miguel. Os seus defeitos eram os das suas qualidades : impulsivo, teimoso, ele não escutava conselhos de ninguém e,por isso fez uns disparates e igualmente deixou-se enganar, até por gente que ele tinha ajudado e que depois mordeu a mão que a tinha sacado do poço. Mas tudo isso ficou atrás. O mais destacavel são as numerosas coisas boas que fez todo a sua vida, a ajuda que prestou sempre que pudia, de forma sincera e desinteressada. O Zé Pedro, o Padre Zé Pedro era dessas pessoas que nunca se esquecem.
O meu marido falava muito da importancia que teve para a fundação do colegio o apoio dos seus pais, a Sra Da Maria Adelaide e o Sr Jeronimo e do Padre Miguel, o seu grande amigo ( que tinha nascido o mesmo dia, 11 de maio, 20 anos antes ; quando se conheceram tinham respectivamente 8 anos e 28 ), bem como destacava o grande trabalho do seu irmão Augusto, mais tarde, como diretor do colegio.
Eu lei muitas vezes "Faleceu o Padre José Pedro" e "A fundação do colegio de Medelim". Bem Hajas por cada uma das vossas palavras.
Estaria muito agradecida se alguém puder facilitar-me uma cópia do jornal de Aldeia do Bispo, "O Xendro" que saiu depois da nossa visita de 1986.
Peço desculpas pelo meu deficiente Português mas faço o que posso.
A todos desejo um bom Natal e um muito feliz 2011."

3 comentários:

jorge passos disse...

Ex.ma Senhora Isabelle

Sou um daqueles (muitos) que tiveram o previlégio de ter conhecido e privado de perto com o Padre José Pedro.
Sempre lhe reconheci o mérito do muito que conseguiu fazer, em tão curto espaço de tempo,em prol desta região,incluindo as suas gentes.
Para além da fundação do Colégio,primeiro em Aldeia do Bispo,mais tarde em Medelim,não posso esquecer a sua acção na àrea social,com a criação dos Centros Paroquiais e Sociais de Aldeia do Bispo/ Aldeia de João Pires,apoio à Filarmónica de Aldeia de João Pires,desenvolvimento da acção da CARITAS regional,instalação da Farmácia Ildefonso,criação de mercados,etc,etc,etc.
Por tudo isto era mais que justa uma Homenagem Pública;mas reconheço que neste mundo egoista nem sempre é possivel conseguir-se um consenço e talvez por isso ainda não tenha sido feita.De qualquer modo a melhor Homenagem que neste momento lhe podemos fazer, e estamos a fazer, é o reconhecimento do seu trabalho e dedicação em prol das nossas gentes e da nossa região.
Ele era mesmo um "Furacão",com uma mentalidade muito avançada para a época.Não terá agradado a todos,nem tudo terá sido bem feito; mas lá que merece ser lembrado,merece.In Memoriam Padre José Pedro.Bom Natal para todos.Jorge

António Serrano disse...

Jorge,
Exprimiste melhor do que eu seria capaz tudo o que gostaria de ter dito. Éramos muito novos, estivemos muito perto deste Homem grande e sabemos quanto era competente e generoso, interpretando, em toda a profundidade, a Doutrina Social da Igreja na construção do Homem Novo.
No meu blog dedico-lhe boa parte de um "post", - "Ir a Aldeia...", de 13/3/2009 - protestando contra o facto de não haver sido referida a sua acção no livro comemorativo do centenário de "A União de AJP"... Quase um ano depois de ter escrito a minha opinião, num comentário da sua irmã Julieta, soube que morrera, a 27 de Janeiro de 2010.
Está bem claro que nós, os que o admirámos, vamos continuar com ele vivo até que a memória de nós se apague. Por isso, em 3 de Março seguinte, em homenagem póstuma, dediquei-lhe um "post" completo, sob o título "Um Padre na minha vida".
Porque foram muito Amigos e benfeitores da Região, volto a relembrar outro Homem notável, o Prof. Dr. Martins da Cruz, que deveria ter a mais que merecida homenagem pública de todos nós. Em vida!!!

Manuel Borges disse...

Que mais posso eu dizer além do que dizem o Jorge Passos e o António Serrano.Eu que no grupo dos primeiros no colégio de Aldeia do Bispo era dos mais novos, posso com certeza dizer que foi o Padre José Pedro o causador do que fui ao longo da minha vida. Não fora o facto de ter havido o colégio eu e provavelmente muitos outros não teriamos tido oportunidade de estudar e ter uma vida mais desafogada.Estou de acordo com a homenagem ao Dr. Martins da Cruz.A sociedade é muito cruel pois muitas vezes só reconhece o mérito e a falta de concidadãos após o seu desaparecimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...