segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Olá Caros colegas do Colégio de Medelim, na impossibilidade ( penso que temporal) de postar no blog mais fotos alusivas ao V encontro do Colégio gostaria de expôr um assunto que foi dado a conhecer no início do encontro e rejeitado pelos presentes.O  assunto versava a realização em conjunto dos encontros do Colégio de Medelim e de Penamacor. A questão levantou-se por ao se ter realizado o encontro do Colégio de Penamacor poucos dias antes e constataram que dos presentes em Penamacor estavam  algumas dezenas de alunos comuns a um e a outro. A proposta como disse foi rejeitada e não é meu intuito reverter a decisão mas sim pensar / comentar o assunto por duas razões.
 Em primeiro lugar apesar do nosso Colégio se ter iniciado em Aldeia do Bispo, facto desconhecido por muitos dos alunos que iniciaram os estudos em Medelim, efectivamente o nome deixou de ser  Colégio de S. Bartolomeu e passou a designar-se Colégio do Senhor do Calvário ou de Medelim. Passou portanto a ser uma entidade jurídica completamente diferente da primeira  tendo esta desaparecido e vai extinguir-se das memórias mais cedo ou mais tarde. Por essa mesma razão os encontros chamam-se encontros do Colégio de Medelim e nunca  isso foi posto em causa pelos alunos que iniciaram o Colégio em Aldeia do Bispo. Segundo, mais tarde o Colégio de Medelim também desapareceu e os alunos transitaram para o Colégio da Senhora do Incenso. Pela ordem natural das coisas daqui a alguns anos os mais idosos irão faltando  pelas mais variadas razões e restarão os mais resistentes, agora mais novos, mas que deixarão também de ter as memórias mais antigas e restará somente a do Colégio de Penamacor. Sou provavelmente o único dos alunos com  frequência comum nos três Colégios pela ordem inversa dos actuais- iniciei em Penamacor, passei para Aldeia do Bispo e depois segui para Medelim - e não morrendo de amores pela Vila de Penamacor, aceito como razoável a sugestão da junção dos encontros  pelo facto de prolongar  no tempo a manutenção da sua realização. Gostaria de ver os vossos comentários. Saudações. Manuel Borges

1 comentário:

Manuel Ramos disse...

A todos os ex-alunos
Não conheci o Padre José Pedro, apenas entrei para o Colégio de Medelim em 1970, também não estive no V encontro e não o fiz porque tive conhecimento demasiado tarde e também porque tinha estado num outro encontro de ex-alunos dos Externatos de Medelim e Penamacor apena uns dias antes, frequentei, como outros de nós, o Externato em penamacor em 73/74.
Não entendo porque não havemos de fazer apenas um almoço convívio, dos três (digo três contando com o Colégio de S. Bartolomeu) colégios juntos, afinal estivemos e estamos sempre de alguma forma ligados, e porque não juntar também os alunos mais novos, descobri um blog de antigos alunos do ENSI onde aparecem fotos da sala de informática e de laboratórios que não existiam quando eu lá andei. A Conceição Taborda junto com outros antigos alunos de Monsanto estão já a organizar o próximo almoço convívio que será no próximo Verão em Monsanto, porque não tentarmos lá estar todos, tal como diz o Manuel Borges esta será a forma de prolongar no tempo a memória dos colégios e das pessoas que deles fizeram parte.
Esta é a minha opinião, saudações colegiais para todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...